domingo, 24 de junho de 2012

CONCURSO PARA SARGENTO MOTORISTA DO CBM-MT - 50 MOTORISTAS, MAS SOMENTE SÓ 9 PODEM FAZER O CONCURSO. ?????

Geraldina Pereira Gomes (Esposa de Um héroi)

Bombeiro: é aquele que é forte, que não deve se queixar de nada, que deve suportar tudo. É a solução nas piores tragédias, quando tudo parece perdido. Enfim, o bombeiro é chamado para resolver tudo! É chamado para acabar com problemas, então, como pode ele também ter problemas? Dessa forma pesa carregar o titulo de "ser um bombeiro" É assim que muitas pessoas vêem esta profissão.


Um bombeiro é ensinado a todo e qualquer tipo de salvamento: primeiro socorros, combate e resgate de vítimas, resgate em situação de acidentes de trânsito, buscas e salvamentos terrestres e aquáticos, ajuda em situações de calamidades como: destelhamentos e desabamentos, salvamento em altura, captura de animais, corte de árvores, vistorias contra incêndios, palestras preventivas, e até mesmo partos de emergência a caminho do hospital – são vistos como "super-herói invencível"!


O outro lado da vida de um bombeiro, é pouco vista, pouco entendida, pouco trabalhada e até mesmo escondida pelos próprios bombeiros, pela força que carrega o "ser militar". Ser reconhecido pela sociedade é de grande importância a esses profissionais, melhor ainda se existisse esse reconhecimento dentro da corporação por seus superiores, mas infelizmente a realidade é outra: total descaso, falta de material de trabalho, atos desleais e constrangedores, ordens arbitrárias e palavras de humilhação aniquilam a saúde física e mental desses "heróis"!Nas instituições militares, comandar é atributo de muitos, mas a graça deste dom poucos a possuem.

Prova do descaso, falta de respeito, desigualdade, é o processo seletivo do Curso de Formação de Sargento Condutor Operacional (CFSCOp), do quadro de praças condutores do Corpo de Bombeiros Militar, que teve inicio dia 15-06-2012, somente foi publicado a notícia na página principal do site do bombeiro no dia 19-06-2012,podem observar na relação de notícias do site do bombeiro MT que não foi divulgado o concurso, somente um dia antes do encerramento se deu noticias, encerrando as inscrições no dia 20-06-2012 as 19:hrs na unidade de origem do candidato, e pasmem, MISTERIOSAMENTE, as inscrições dos candidatos do 3 BBM (Rondonópolis) foram encaminhadas a Cuiabá, as 4 hrs da manhã, indo contra o edital que diz até as 19:00hrs, resumindo, impossibilitando outros militares de fazer suas inscrições!!! infelizmente ainda existe o favorecimento por parte de alguns.

Não consigo entender, concurso interno com 09 vagas e o9 candidatos???? Pois somente tem 09 pessoas que se enquadram nos requisitos do edital. Então que façam um concurso digno, que todos condutores tenham oportunidade de participar, de forma honesta!

Foi publicado no Boletim interno do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do dia 20-06-2012:

36 indeferimentos e 09 deferimentos, dessa forma como foi escolhido os candidatos não precisa nem de 1å fase, 2å fase, já é vaga garantida, "colocação programada", não precisa ser expert em matemática, 9 vagas para 9 concorrentes, meu Deus, é chamar todos de idiota e ainda sair sorrindo, pois sempre ameaçam a quem procurar seus direitos com transferência para o nortão! Já existe tanta duvida no ar nas quais todos sabem o que ocorre porém não falam por que são perseguidos e massacrados pelo sistema arcaico e desinteligente de alguns oficiais que pensam ser melhores que qualquer um, que tem poder e que esta acima do bem e do mal e que articula tudo de uma forma tendenciosa afim de beneficiar a quem dever "favores"aos mesmos!!!

Sou esposa de bombeiro e venho externar e colocar a público minha indignação! Não temo, pois posso expressar minha revolta porque sei a dedicação que meu esposo tem para com a profissão, que infelizmente deixa muito a desejar com quem a comanda, não estou generalizando, pois também existem muitos honestos, humanos e reconhecedores!
Incisos IV e IX do artigo 5º da CF: (...) IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Art. 220: "A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. § 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV. § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística".

Partindo do princípio de que todos são iguais, e que devemos tratar todos igualmente, como que uma instituição militar que tem como base: a honra, a honestidade a ética e o profissionalismo e a justiça mesmo com o risco da própria vida, é capaz de manter em seu estatuto arcaico, tendencioso, que beneficia diferentemente até praças da mesma graduação; como pode o Comandante Geral ser capaz de abrir um concurso de sargento condutores operacional, sendo que existe aproximadamente 50 soldados dirigindo uns a 8 e outros a 9 anos nesta função a qual não as compete e os mesmo são obrigados a dirigir pois são habilitados corretamente, tem experiência na função porem não são de sua função afinal são soldados.

O Comandante Geral e seus auxiliares foram capazes de abrir um concurso onde só existem 9 militares que enquadram neste concurso e só abre nove vagas, e deixa estes aproximadamente 50 soldados que há anos estão exercendo função que não os compete,de fora do concurso. Fica uma dúvida: como uma instituição tem capacidade de, no quadro de combatente dar a oportunidade do soldado militar fazer o concurso de sargento direto mesmo sendo soldado? Fato que aconteceu a menos de um ano no último concurso de sargento combatente onde teve vários soldados que se tornaram sargento, e o quadro de condutores que a exigência mínima para fazer parte do quadro é ser cabo, a corporação comete uma injustiça e um erro deste que chega a ser escandaloso e gritante, uma humilhação a estes militares.

Se todos são iguais, por que leis diferentes na mesma corporação??? e se tem um erro grave sendo cometido pela corporação com estes soldados, como a corporação tem coragem de abrir estas nove vagas para estes nove candidatos? E mais, concurso parte do principio de uma concorrência que é preciso aprovar uma quantia a mais para os testes próximos caso alguém reprove.

O comandante abre um concurso tendencioso e premeditado para beneficiar uma minoria, não que essa minoria não mereça, mas cabe ao Comandante Geral abrir concurso que suporte a necessidade de todos.


Bombeiros: homens dignos e dedicados que compõem uma corporação, enfrentando um dia-a-dia de dificuldades e carências para atender, de forma desmedida, ao clamor de ajuda da população Rondonopolitana sempre que solicitados, cumprindo seu lema na proteção contínua de suas vidas e riquezas. Pena que o reconhecimento e valorização dentro da corporação não existe de forma alguma.

Os governantes, Comandantes precisam acordar para a dura realidade "do acaso", do "salve-se como puder" que se encontram alguns bombeiros.


OUÇAM O GRITO DE SOCORRO DESSA CLASSE!!!!"



--
Meus sites:
www.jusmilitar.blogspot.com - site em defesa dos militares 
 
Instituto de Pesquisa e Ciência em Segurança Pública e Direito Humanos

9 comentários:

  1. isso é uma vergonha,e o duro e que o ministério público de Mato Grosso sempre,sempre,sempre fica na investigação mas na condenação nunca,nunca,nunca sai....vergonha justiça já

    ResponderExcluir
  2. Isso que é Comando Participativo? onde só os peixes e apadrinhados estão inseridos, isso é uma forma de exclusão profissional e ainda mais agravante praticado pelo próprio Comando do CBM-MT

    ResponderExcluir
  3. sou soldado condutor da corporação a mais de 8 anos,e novamente esta corporação tem a deslealdade de fazer isso com mais de 50 militares que exercem uma função que não os compete.porém o ministério público de mato grosso mais uma vez vai deixar passar em branco...Será por que isso só ocorre em mato grosso?será que o ministério público daqui tem medo destes marginais que roubam a corporação e o estado....

    ResponderExcluir
  4. EM PARTES CONCORDO COM ALGUNS MILITARES SOBRE O QUADRO DE CONDUTORES. MAS O EDITAL NAO TEM NENHUM VICIO, E GOSTARIA QUE TODOS SE ENTERASSEM DAS LC 404 E 408, EXISTEM ALGUMAS REGRAS A SEREM SEGUIDAS E UMA DELAS E QUE PARA FAZER O CONCURSO PARA SARGENTO CONDUTOR TEM QUE ESTAR NA GRADUAÇÃO DE CABO DO QUADRO CONDUTOR , O QUE ATE A DATA DA DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇOES, TINHA SOMENTE 9 CONCORRENTES, DO QUAL DESSES TODOS COM 6 ANOS NA GRADUAÇÃO DE CABO.
    AS OPORTUNIDADES SÃO DADAS A TODOS, POREM OS QUE SE DEDICAM MAIS , TANTO NA PARTE PRATICA COMO NA INTELECTUAL, COM TODA A CERTEZA TERAM MAIS POSSIBILIDADE DE SE SOBRE-SAIR COM RELAÇÃO AOS DEMAIS.
    O CONSELHO QUE DOU AOS SOLDADOS CONDUTORES QUE SE DEDIQUEM NAO SÓ NO PRATICO DE CONDUÇÃO DAS VIATURAS, MAS QUE SE DEDIQUEM A PARTE INTELECTUAL, FICANDO ASSIM PRONTOS PARA O PROXIMO CONCURSO DE CB CONDUTOR QUE ESTA PARA VIR.
    AOS DEMAIS AMIGOS , UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem briga mais por seus interesses que por seus direitos,é fácil defender a corporação ou defender o curso vergonhoso de formação de sgt condutores quando se é um dos
      Beneficiados,é só olhar as notas dos militares teve militar que tirou nota 2.0 teve militar que tirou nota 2,65 teve militar que tirou nota 3.00 vou até parar de falar as notas,e nem vou falar de como muitos destes militares passaram no curso de cabo,por que se não fica mais vergonhoso ainda,o triste e saber que o ministério público nunca faz nada,porém o mais difícil e um destes militares que ganharam este curso da corporação por que isso é curso e não é concurso,um destes ter coragem de encaram a tropa da corporação de cabeça erguida,tudo pode me ser lícito porém nem tudo me convém....

      Excluir
    2. intelectual? tem horas que o silêncio vale mais que mil palavras!!!acorda cidadão...

      Excluir
  5. até quando viveremos de pão e circo no Bombeiro Militar de Mato Grosso-MT,quem não da o exemplo não tem moral nem ética para cobrar de ninguém,nossa instituição só engana quem não à conhece..

    ResponderExcluir