segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Cerceamento à liberdade de Expressão dos policiais e bombeiros militares" recebe menção honrosa do MJ

O TRABALHO CIENTÍFICO “CERCEAMENTO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES” ESCRITO POR JULIO CESAR LOPES DA SILVA, AUTOR DESTE BLOG, RECEBEU MENÇÃO HONROSA POR TER FICADO EM 2º LUGAR NO CONCURSO DE MONOGRAFIA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO A TODOS QUE ME APOIARAM PARA CONSECUÇÃO DESTE TRABALHO, INCLUSIVE AOS MILITARES BLOGUEIROS QUE HÁ TEMPO VÊM SENDO ALVO DE CENSURA, ESPERAMOS QUE O PERÍODO DO “CALA BOCA” CHEGUE REALMENTE AO FIM.

.
AGRADEÇO, TAMBÉM, A TODOS OS LEITORES DO JUSMILITAR.
.


SEGUE ANEXO A NOTÍCIA DO PRIMEIRO PRÊMIO DE MONOGRAFIAS DO CONSEG.


MT tem dois trabalhos entre os melhores do 'Concurso Nacional de Monografias'
Redação site TVCA com assessoria

Os vencedores do I Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza ganharão uma viagem a Bogotá, na Colômbia. O objetivo da viagem é proporcionar conhecimento de boas práticas na área do de conhecimento do concurso. A cerimônia de premiação será realizada na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), no dia 27 de agosto, em Brasília..

.
Ao todo, o prêmio recebeu a inscrição de 202 trabalhos de todo o país. Após uma triagem na primeira fase, 88 monografias passaram para a segunda fase de seleção, sendo 40% oriundas do Sudeste; 19% da região Sul; 17% do Nordeste; 14% dos Estados do Centro-Oeste e 10% do Norte.
.

De Mato Grosso a pesquisa "Cerceamento à Liberdade de Expressão dos Policiais e Bombeiros Militares", de autoria de Júlio César Lopes Da Silva (Cuiabá - MT), recebeu menção honrosa. Já o trabalho de monografia "Ciência Forense: Um Corpo Especializado de Conhecimento", de autoria de Patrícia de Cássia Valério Fachone (Cuiabá - MT) foi um dos vencedores.

.
Na avaliação de Fernando Antunes, coordenador de Projetos Especiais da 1ª Conseg, o Prêmio demonstrou que as pesquisas acadêmicas na área de segurança com cidadania estão em alta no Brasil.

.
Foi escolhida uma monografia para cada eixo temático da 1ª Conseg. Todos os trabalhos foram avaliados por mais de um membro da Comissão Julgadora e em seguida foram feitas médias aritméticas das notas. A Comissão decidiu conceder, ainda, Menção Honrosa aos trabalhos que ficaram em segundo lugar em cada tema. "Nosso o intuito é contemplar boas monografias que não obtiveram a premiação mas que, na nossa avaliação, merecem destaque", explica Fernando.
.

A avaliação dos trabalhos obedeceu aos seguintes critérios: profundidade da análise, delimitação adequada do tema desenvolvido, relevância da abordagem na área de conhecimento do candidato; contextualização do trabalho com o eixo temático selecionado; clareza do método utilizado; seqüência lógica e coerente; linguagem apropriada, técnica e objetiva e aplicabilidade da pesquisa desenvolvida.

Premiação
Além da participação como convidados na etapa nacional da 1ª Conseg, os premiados receberão uma viagem internacional para conhecimento da experiência "Segurança Cidadã" do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), executada pelo governo da Colômbia.
.

O objetivo central do Prêmio é propiciar o intercâmbio e a troca de informações e experiências, com o propósito de aprimorar as instituições de segurança e garantir os direitos dos cidadãos.
Confira os vencedores
.

EIXO 1 - Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo Vencedor "Quem vigia as polícias? Análise da atuação da Corregedoria da PM/SE em casos noticiados de desvio de conduta entre Julho de 2006 e Junho de 2007". Autor: Márcio José Freire Ribeiro (Aracaju - SE) Menção honrosa: "Governança em Segurança Pública : Estudo de Caso - Ações Conjuntas entre Órgãos de Segurança do Brasil e da Argentina". Autor: Sergio Flores de Campos (Santa Rosa - RS)

.

EIXO 2 - Financiamento e gestão da política pública de segurança Vencedor: "Uso da força: um novo método de mensuração do desempenho policial". Autora: Tânia Pinc (São Paulo - SP) Menção honrosa: "Da implementação à institucionalização - uma análise do Programa Fica Vivo!". Autora: Carolina Proietti Imura (Belo Horizonte - MG)


EIXO 3 - Valorização profissional e otimização das condições de trabalho Vencedor: "A Clínica na Instituição Policial: Promovendo a Valorização Profissional". Autora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo (Recife - PE) Menção honrosa: "Cerceamento à Liberdade de Expressão dos Policiais e Bombeiros Militares". Autor: Júlio César Lopes Da Silva (Cuiabá - MT).


EIXO 4 - Repressão qualificada da criminalidade Vencedor: "Ciência Forense: Um Corpo Especializado de Conhecimento." Autora: Patrícia de Cássia Valério Fachone (Cuiabá - MT) Menção honrosa: "Determinantes da Taxa de Crime Contra o Patrimônio no Estado de Minas Gerais" Autor: Marcelo Vitor Martins de Meneses (Belo Horizonte - MG)

.

EIXO 5 - Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz Vencedor: "Política Pública de prevenção de homicídios e alternativas de ação coletiva". Autora: Tatiana Whately de Moura ( São Paulo - SP) Menção honrosa: "A Relação da Polícia Militar Paulista com a Comunidade Negra e o respeito à Dignidade Humana: a Questão da abordagem Policial" (São Paulo - SP) Autor: Airton Edno Ribeiro

.

EIXO 6 - Diretrizes para o Sistema Penitenciário Vencedor: "Por uma política de atenção integral ao louco infrator - contribuições a partir da experiência da PAI - PJ do TJMG." Autora: Fernanda Otoni de Barros (Belo Horizonte - MG) Menção honrosa: "Cidadania para o (des)cárcere: alternativas de humanização e de participação social na questão carcerária no Brasil". Autor: Paulo Roberto de Souza (Belo Horizonte - MG)

.

EIXO 7 - Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimento Emergenciais e Acidentes Vencedor: "Sistema de Comando em Operações: O Gerenciamento de Emergências - Uma Análise do Modelo do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo". Autor: Siwamy Reis Dos Anjos (Vitória - ES) Menção honrosa: "Rede Solidária de Comunicação do Estado da Bahia: uma proposta de ação cidadã." Autor: Jorge Antonio Prudente da Silva Fraga (Feira de Santana - BA)

Um comentário:

  1. Off Topic

    Em conjunto com o Blog o Mundo by Thaís, estamos lançando uma campanha de protesto virtual para o período de 07 a 20 de setembro.

    Gostaríamos muito de contar com a sua participação e a dos seguidores de seu blog.

    Esta é uma campanha de todos os brasileiros patriotas e não de um ou outro blog.

    A campanha é de todos nós que queremos um país melhor para nossos filhos e netos.

    Detalhes em http://omundobythais.blogspot.com/ ou http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/

    Divulgue esta idéia.

    O Brasil mais do que nunca precisa de você!

    ResponderExcluir