sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

DENÚNCIA CONTRA O EXÉRCITO - OPERAÇÃO PIPA - FORTALEZ

Justiça Federal Militar agradece ao Diário do Nordeste pela denúncia feita contra prática de fraude na Operação Pipa
Fortaleza.
O promotor da Justiça Militar Federal, Alexandre José de Barros Leal Saraiva, formalizou ontem requisição ao comando da 10ª Região Militar, determinando instauração de inquérito policial militar para apurar as denúncias de fraude no funcionamento da Operação Pipa no distrito de Cruzeta, no município de Pedra Branca.
.
O objetivo do Ministério Público Militar (MPM) é descobrir se a situação configura crime comum, com o envolvimento somente de pessoas civis, ou crime federal militar, com a participação de agentes do Exército Brasileiro.
.
O prazo para o encerramento do inquérito é de 40 dias, prorrogável por mais 20. Se for comprovado crime federal militar, o caso será encaminhado à Justiça Federal Militar, e os civis envolvidos terão de responder àquela corte. Do contrário, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público Estadual, para averiguação da Justiça Comum.
.
A requisição de inquérito foi encaminhada ao comandante da 10ª RM, general Vítor Caroula Filho, que deverá nomear um oficial da corporação para chefiar as investigações. Na opinião de Alexandre Saraiva, as denúncias são “gravíssimas e devem ser apuradas de forma pormenorizada”, pois envolvem “pessoas que estão em situação de miserabilidade em relação a uma necessidade básica que é a água e uma instituição federal de importância histórica, que é o Exército”.
Explicações
.
O promotor achou “estranho” o fato de o Exército dizer que não tem como fiscalizar completamente a entrega de água pelos pipeiros e disse que o comando terá de dar explicações sobre o funcionamento da operação. Além disso, o promotor agradeceu ao Diário do Nordeste pela denúncia e se solidarizou com o correspondente do jornal no Sertão Central, Alex Pimentel, que recebeu ameaça anônima de morte um dia depois de estar no distrito de Cruzeta, ouvindo a população acerca das denúncias. “O fato é tão grave que gerou uma ameaça de morte”, disse.
.
O envolvimento de militares nas irregularidades foi descartada pelo comandante do 23º BC, em Fortaleza, coronel Sérgio Luís Loureiro Lima. A garantia foi dada com base no relatório parcial enviado pela equipe que se encontra em Cruzeta, apurando as denúncias. Segundo o coronel, a própria população descartou a participação dos agentes que trabalham na região, inclusive no episódio em que dois homens com a farda do Exército recolheram tíquetes de comprovação do benefício, mesmo sem a entrega da água.
.
O comandante reafirmou impossibilidade de fiscalizar, todos os dias, o percurso dos pipeiros e se eles captam água dos reservatórios indicados pelo Exército. “A quantidade de caminhões envolvidos é grande em relação ao pessoal disponível”. Quanto ao procedimento dos pipeiros, disse que não dá para antecipar conclusões, pois as investigações continuam.
ÍCARO JOATHAN
Repórter
.
SAIBA MAIS
.
Operação
A Operação Pipa visa garantir água, de forma emergencial, à população de localidades que sofrem com a estiagem. Essa água deve ser usada apenas para consumo humano
.
Defesa
A definição dos locais a serem atendidos pela operação é feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Defesa Civil dos municípios, depois de solicitação das prefeiturasExecuçãoAs informações são repassadas ao Ministério da Integração Nacional, que repassa os recursos para o funcionamento da operação.
.
A Negritoexecução das atividades fica sob a responsabilidade do Exército Brasileiro, que contrata os pipeiros, pessoas responsáveis por entregar a água nos caminhões-pipaRepasseO valor repassado pelo Exército aos pipeiros leva em conta a quilometragem percorrida dos reservatórios onde a água é coletada até às comunidades atendidas, além de outros fatores como a dimensão do caminhão, o volume de água transportada e o tipo de estrada percorrida
GRAVIDADE
"As denúncias apresentadas são gravíssimas e devem ser apuradas de forma pormenorizada".Alexandre SaraivaPromotor da Justiça Militar Federal
.
Mais informações:Disque Denúncia da Operação Pipa - 10ª Região Militar(85) 3255.1673(85) 3255.1642Qualquer Pessoa pode denunciar

12 comentários:

  1. Pior ainda é que o exercito nem se quer paga os pipeiros. Sou um deles que gastei dinheiro com combustivel, com motorista, com ajudante, com peças quebradas do caminhão. Estou devendo o combustível, o dono do posto no meu pé. Dívidas até o pescoço e eles me enrolando no pagamento.
    Meu caminhão foi contratado para prestar serviço ao exercito da Bahia em setembro e até hoje só recebi,(ja gastei uma nota de interubano) menos da metade que eles me devem, a prestação e abaixo de muitos interubano. Isto é uma vergonha e deve ser denunciado.Se eu estivesse devendo o exercito: já estava preso! Eu já vi que contra eles ninguem pode. O exercito sai da história limpinho e eu com meu nome no Serasa e ameaçado por quem eu devo por conta do exercito. Que País é esse?????

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A POSTAGEM ANTERIOR FOI REMOVIDA POR CONTER DENUNCIA GRAVE CONTRA MILITARES DO EXERCITO, FEITA ANONIMAMANETE, TRANSCREVEREI A DENUNCIA OMITINDO OS NOMES DOS DENUNCIADOS. CÓPIA DA DENÚNCIA FOI ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO. TRANSCREVO A DENUNCIA:

    sou militar do exercito aqui em salvador do 19 BC e realmente os oficias sao os safados...pra vc ter uma ideia tem major chamado no.. que nem vai para operaçao PIPA E recebe cerca de 2200 como se estivesse passado 12 dias em fiscalização, o comandante CEL V.... ele possui a sua disposição um Celta,alugado de uma Empresa, este veiculo e feito um contrato e pago diarias por ele, com a finalidade de fiscalizar a operaçao pira, mas na verdade o carro é USADO COMO VIATURA PARTICULAR DELE..BUSCA ELE TODO DIA 200M DO QUARTEL,E APOS ISTO FICA A DISPOSICAO DA MULHER DELE..TUDO DINHEIRO PUBLICO...JUSTIÇA PRA CIMA DESSES SAFADOS IMORAIS.
    A MAFIA É COMPOSTA
    CEL V...., MAJ D.....,MAJ N.....,ST C....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. As denúncias envolvendo o pelototão de manutenção foram enviadas para MPU, repassando as informações recebidas anonimamente. Neste caso, as autoridades são diligentes para averiguar com cautela as informações.

    Da mesma forma que a identidade do noticiante foi presevada (ip), também foi presevada a indentidade noticiado.

    Agradecemos a participação de todos, somente com uma fiscalização eficiente e com o exercício da cidadania que faremos um Brasil melho. Assim transcreveremos os comentário postados sobre o assunto presevando a indentidade de todos.

    Segue:
    a denuncia contra o cabo ........ de manutençao foram meros boatos que ja foram averiguados e fiscalizados tudo nao passou de um engano de uma pessoa que queria se vingar dele por estar em uma patente maior que alguns sobre sua conduta dentro do batalhão nada a falar tem sido bastante honrosa com seus serviços tudo não passou de boatos de uma pessoa que nem se identificou

    ResponderExcluir
  7. aqui somos em 3 casas e vem 3 tiques mais a pessoa nao da agua temos q comprar .o q eu fasso?

    ResponderExcluir
  8. Absurdo esta acontecendo no Estado de Pernambuco mais precisamente no Município do Brejo da Madre de Deus...O exercito sobre o comando da COMDEC comando responsável pela Cidade de Olinda/PE. Oficiais usam de autoridade para humilhar as pessoas menos favorecidas as reuniões são feitas a base de gritos e muita humilhação.Favor investigar o caso ou encaminhar a outro blog que possa nos ajudar.

    ResponderExcluir
  9. TANQUE ENFERRUJADO PARA TRANSPORTAR AGUA NA OPERAÇÃO PIPA NO PIAUÍ: OS PROPRIETÁRIOS DOS CAMINHÃOS PIPAS DE QUEIMADA - NOVA -PIAUÍ PASSA TINTA POR CIMA DOS FERRUGENS NA PARTE INTERNA DOS TANQUES E O EXERCITO PERMITE TRANSPORTAR AGUA.

    ResponderExcluir
  10. PERÇO PARA QUE PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES AO CHEFE DO EXERCITO DO PIAUÍ, OUVIR COMENTARIOS QUE OS PIPEIRO DA OPERAÇÃO PIPA DO EXERCITO, DE PAULISTANA - PI E DE ACAUÃ -PI ESTÃO PEGANDO AGUA NO AÇUDE INGAZEIRA DE PAULISTANA ONDE ESSA AGUA É MUITO SUJA QUE O ESGOTO DA CIDADE DE PAULISTANA VAI PARA DENTRO DO AÇUDE INGAZEIRA, ESSES PIPEIRO TEM A ATUALIZAÇÃO DE PEGAR AGUA NA BARRAGEM POÇO DO MARRUÁ EM PATOS DO PIAUÍ. HA OUTRA INFORMAÇÃO QUE DOIS PIPEIRO DE QUEIMADA-NOVA -PI FOI FLAGADO PELO O EXERCITO PEGANDO AGUA NO AÇUDE SERRA DO BREJO EM QUEIMADA NOVA -PI E FOI SURPENÇO PELO O EXERCITO E JÁ ENTÃO NO EXERCITO NOVAMENTO. PORQUE O EXERCITO ANOTE A PLACA DO CAMINHÃO PIPA, E O NOME DO PROPRIETÁRIO DO CAMINHÃO PIPA E SUSPENDE POR TODO O TEMPO. OS CAMINHONEIRO PIPA DE QUEIMADA-NOVA- PIAUÍ ESTÃO AUTORIZADO PEGAR AGUA NA BARRAGEM POÇO DO MARRUÁ EM PATOS-PI. EU PEDIR QUE PASSE ESSAS INFORMAÇÕES PARA O CHEFE DO EXERCITO PARA TER UMA FISCALIZAÇÃO MAIS RIGOROSA POR PARTE DO EXÉRCITO AO PIPEIROS .

    ResponderExcluir
  11. No piaui sao as secretarias municipais de saude que tem que prestar conta com o exercito. As SMS todos os meses é obrigado entregar pra o exercito os laudos de analises de àgua . Em vez do exercito entregar todos os meses os laudos de analises de cada caminhao pipa para as SMS. O exercito do piauí tem de cobrar todos meses os laudos de analises de agua dos pipeiros da operaçao pipa. Os pipeiros são bem pagos, e pode muito bem fazer analises de água e prestar para o exercito e para as SMS. O EXERCITO DO PIAUÍ TEM QUE COBRAR ISSO DE CADA PIPEIRO DA OPERAÇAO PIPA. É uma obrigação de cada pipeiro da operação pipa do exercito entregar laudos de analises todos os meses.

    ResponderExcluir
  12. Era muito bom que o exercito ja comessace a receber laudos das analises de agua dos pipeiros da operaçao pipa no proximo mês de julho de 2015. O exercito deve cobrar principalmente na região de paulistana , sao joao do piauí e queimada- nova e em outras cidade do piaui. Obrigado pela colaboração

    ResponderExcluir