domingo, 10 de agosto de 2008

O site da PMMT é uma peneira

O site da PMMT é uma peneira
retirado de Blog da Segurança Pública

Para o leitor ver como uma notícia puxa a outra, facilitando a vida do blogueiro, infelizmente baseada na desgraça alheia.
.
Fui eu procurar alguma coisa no site oficial da PMMT sobre a indenização pleiteada pela família do garoto morto em Rondonópolis em maio passado, quando ao abrir o site me deparo logo de cara com uma pop-up sobre a prévia do almanaque de praças daquela PM.
.
Até aí tudo bem. Ótima iniciativa da PMMT em disponibilizar para seu público interno a ordem de antiguidade de todos os praças da corporação. Aqui no DF, que muita gente acha que é a ilha de excelência da segurança pública, até hoje se conta antiguidade de soldado por número de matrícula, já que ninguém conhece sua antiguidade de curso de formação. O que eu conheço de PM tirando serviço extra a mais por não saber se era ou não mais antigo que o outro, não está no gibi.
.
Eu quando subcomandei e comandei o GEPTur tentei implantar as escalas por antiguidade, mas a Diretoria de Pessoal não disponibilizava a lista e empurrava o pepino pro CFAP, que tinha que juntar as atas de formatura de todos os últimos cursos de soldado, etc, etc, etc. No fim das contas, saí da Unidade e até hoje soldado conta a antiguidade pelo número da matrícula em vez da classificação de CFSd.
.
Divagações à parte, e voltando à PMMT, o almanaque de praças está disponível na internet não só para o público interno, mas para toda a torcida do Flamengo. É isso aí: quem quiser saber nome completo, graduação, data de nascimento, data de inclusão na PM e datas de todas as promoções de todos os praças da PMMT é só clicar aqui. Tá liberado geral. Só faltou mesmo dar o CPF e RG. Facilitaria bastante a vida de estelionatários e bandidos que queiram ameaçar os PMs. Duvido que aconteceria o mesmo deslize com o almanaque de oficiais.
.
Um pouquinho de segurança da informação, de vez em quando é bom, além de ser barato e não doer nada.
.
E além disso, também está lá disponível para qualquer um o Boletim Interno do Comando Geral. E logo no primeiro clique, publicação sobre o sobrestamento de um Conselho de Justificação de um Tenente. Coisa que não deveria ser de acesso público.
.
Escreví isso aqui no site da PMMT, no link para denúncias, pois não achei o “fale conosco”.
Não se trata de uma denúncia, mas de um alerta.O site da PMMT está disponibilizando a qualquer pessoa o acesso a informações sobre todos os praças da Corporação, através do link “Prévia do Almanaque das Praças”.Tais informações, nas mãos de pessoas erradas, podem vulnerabilizar os policiais, razão pela qual sugiro que sejam restritas somente a integrantes da PMMT.
.

Um comentário:

  1. Eu acho que deveria ser disponibilizada relacao completa de todos os funcionarios publicos. Esse medinho que alguem vai ver o seu nome é balela. Pois qualquer pessoa pode ver e, aliás, o pllicial deve andar com o nome na farda. Entao a alegaçao de sigilo nao passa de divagaçoes vãs. Até por que como pode uma pessoa se ameaçada se nao tem Email nem telefone nem endereço. Pode nao ser impossivel, mas é bem dificil. Se alguem quer ameaçar ou matar uma pessoa, basta fazer meio expediente na porta do trabalho.

    ResponderExcluir