domingo, 10 de agosto de 2008

Corregedoria já excluiu 24 PMs

Corregedoria já excluiu 24 PMs
ROSANI TRINDADED a Reportagem/Sinop
.
Este ano, a Corregedoria da Polícia Militar já excluiu 24 homens que se envolveram com a prática de delitos criminosos em todo o Estado. Somente em Sinop, foram instaurados 22 inquéritos para apurar crimes militares, delitos que vão desde a facilitação de fugas no Presídio Ferrugem, até assassinatos, como o do pedreiro Tiago Maurício Rodrigues dos Santos, de 21 anos, que morreu no último dia 27, depois de ser espancado por um PM. De acordo com o comandante do CRIII de Sinop, coronel Joelson Sampaio, no mesmo período, em 2007, foram instaurados 25 inquéritos policiais militares, 73 sindicâncias por denúncias de delitos de transgressão, contra 77 este ano. “O que diminuiu consideravelmente foram os procedimentos disciplinares, que no ano passado foram 69 e, em 2008, apenas 27.
.
Quanto aos crimes militares, temos três a menos, mas vamos apurar todos para que seja feita justiça”, explicou. O pedreiro que morreu no fim do mês passado estava algemado quando foi agredido pelo soldado Evanildo da Silva Moreira Lopes, de 26 anos, que não estava de plantão. Também estão sendo investigados o aspirante Alexandre José Dallaqua e o soldado Campos.
.
O rapaz acabou morrendo depois de ser espancado em uma sala da delegacia municipal. Foram instaurados inquéritos civis e militares para apontar e punir os culpados. Outros dois policiais militares, Anderson Pereira Gonçalves e José Carlos Cavalcanti, foram presos no dia 25 de junho por falha operacional durante a fuga do Presídio Ferrugem. Ambos foram encaminhados para o presídio militar de Santo Antônio do Leverger e também estão respondendo processo criminal junto à 11ª Vara da Justiça Militar. Cavalcanti já havia sido advertido em 2007, também por falha operacional, durante a fuga de 13 detentos do Ferrugem, ocorrida em 20 de agosto.
.
Ele não foi preso, mas foi afastado da função, só retornando a ocupar o posto na guarita da penitenciária na semana desta última fuga. A fuga de detentos do presídio Ferrugem ocorreu durante a madrugada do dia 24 de junho. Dois presos fugiram.

FONTE:
http://www.diariodecuiaba.com.br (VISITE O SITE E VEJA MAIS NOTÍCIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário