sexta-feira, 4 de abril de 2008

Leis e Normas do Exército Brasileiro

Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (R-1) –RISG . Portaria Nº 816, de 19 de dezembro de 2003. - Download em Pdf

TODAS AS POSTAGENS SOBRE Exercito Brasileiro (9)

113 comentários:

  1. por favor..entrei para o Tiro de Guerra aqui de Varginha e com isso estou chegando atrazado em meu serviço, eu ja sei que nao posso ser mandado embora, mais eles podem descontar as horas de atrazo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, sou primeiro tenente mais antigo no quartel no qual sirvo e gostaria de alguns esclarecimentos baseado nos artigos ou leis que regem o exercito. fui transferido de uma secção para uma outra no qual fui subempregado tendo outros militares mais modernos com benefícios a qual não me aplicam...como faço para ter meus direitos reservados?

      Excluir
    2. Que tipo de benefício, financeiro? Se for, procure a SPP da Unidade, e verifique que tipo de benefício e se o senhor possui direito a ele.

      Excluir
  2. por q quemilitares do exercito nao pode mais andar de moto na em vila militar antes dos 30 anos e com menos de 5 anos de carteira? isso é um absurdo um abuso de podder se o militar estiver com documentos tudo em dia nao tem nada haver essa proibiçao.

    ResponderExcluir
  3. Alisson....em primeiro lugar atrasado é com S.... vai estudae e larque esta merda de Exército

    ResponderExcluir
  4. errata...estudar.......largue.....

    ResponderExcluir
  5. Servi como 3°sargento de infantaria(paraquedista) no glorioso 2°BPE e hoje sou um observador assustado com tanto idiota de farda ou não.Quando uma coisa não interessa ou não é de seu conhecimento , arrume algo pra fazer p.ex: encha o saco de seus pais,masturbe-se, assista aos memoráveis programa da MTV.Assim sendo se não gosta da farda SAIA!Se não gostas do EXÉRCITO , vai jogar vídeo game !Mas , nunca mais poste comentários imbecis e que refletem esse seu lixo inútil de pensamento!Frouxo!
    Se eu fosse o mesmo de 25 anos atrás, queimaria essa sua vida imbecil com um lança-chamas.
    Democracia não é escutar bobagens e nem proferi-las.Faça o que quiser MAS NÃO ENCHA O SACO DOS OUTROS, entenderam , crinacinhas mimadas!
    P.S > Nem tentem me conhecer.Com a cabeça cretina que vocês têm, jamais entenderiam vocês , o futuro do Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sargento situação é a seguinte, servi em 2010 mais foi a pior coisa que fiz pois esse exercito de hoje ta um lixo ! Esta merda de N POR e uma vergonha pra corporação e estão todos despreparados

      Excluir
    2. Situação o exercito virou uma piada estão quase todos despreparados e essa porra de NPOR é um lixo Sao uma vergonha pra corporaçao

      Excluir
  6. CAROS COLEGAS, ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA DISCUSÕES BENÉFICAS À SEGURANÇA PÚBLICA,SE NAO TEM NADA A DIZER PARA COLABORAR - NAO FALE.

    ResponderExcluir
  7. bom eu não servi o quartel e nem me alistei como q eu faço pra poder pegar um atestado da rezervista pta poder trabalhar ?

    ResponderExcluir
  8. é pq eu estava morando no internato não podi sair de lá ,agora estou prescisando muito da rezervista pra trablhar não posso ficar parado tenho que trabalhar pra me sustentar eu e meu irmão .

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA JÚLIO.
    SE VOCÊ TEM 17 ANOS OU MAIS, DIRIJA-SE A UM POSTO DO EXÉRCITO MAIS PRÓXIMO PARA ALISTAMENTO E INFORMAÇÕES

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. sera que não ha justiça nesse caso ele esta faltando com disciplina e honra ao seu pelotao

    ResponderExcluir
  14. As denúncias acima, apresentando o nome o suposto agente, foram retiradas porque, foram feitas anonimamente, mas foram encaminhandas ao MPU para medidas que se achar necessárias.

    ResponderExcluir
  15. alguem me ajude' estava servindo no tg-04-016 de muriaé-mg, no ano de 2010 ,só qe precisei ser desligado por mudança de cidade, esse ano de 2011 se eu for desligado pela segunda vez me falaram qe eu tenho qe ir alistar ano qe vem em Juiz De Fora,mas se eu num for alistar novamente posso ser preso ou algo do tipo ? ou só nao conseguirei meu certificado ?

    desde ja agradeço ' M.

    ResponderExcluir
  16. Parece q ,à primeira vista,este blog se posta "com perfil militar",sendo ético ao retirar linguajar pouco adequado à finalidade do blog,bem como tb encaminhando denúncias ao MPU,embora pareçam estas atitudes paradoxais,me parecem obedecer a uma conduta ética,q ,porém,seguem a postura moral d quem dirige ....Ve-se os opostos ético-humano.....

    ResponderExcluir
  17. Queria alertar aos "servidores da segurança pública do BRASIL q acompanhe de perto a proposta federal da lei 12086,publicada dia 10/03 nos blogs da Renata e no do Cabo Fernando.Leim a ìntegra.....PM e BM DF estão realmente anos luz à frente dos demais....."Mas fiquem na moita",pois se aprovado for o projeto,como quero crer q será,sevira para todos...LEIAM,REFLITAM PARA ENTENDEREM O FUTURO....

    ResponderExcluir
  18. em quantos dias eu posso dar a 1°baixa
    e 1 ano obrigatório +++ se o efetivo estiver muito grande a baixa pode sair antes de 1 ano?????

    ResponderExcluir
  19. eu sou soldado ev, fui transferido do quartel para o posto medico queria saber se pode a contecer isso sem a qualificação ?

    ResponderExcluir
  20. infelizmente, nos entes militares várias funções são exercidas sem o devido conhecimento, é o que chamo de quererismo, ou seja, muito coisa acontece porque ´"ele" quer.
    OS CARGOS DEVEM SER OCUPADOS POR DETENTERES DE CONHECIMENTO, NÃO MERA PATENTE.

    ResponderExcluir
  21. SOU FILHA DE MILITAR DO EXERCITO E GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DO DIREITO AO FUSEX,O MEU CARTAO VENCEU HA 4 ANOS E NA EPOCA MEU PAI NAO RENOVOU POIS ACREDITAVA QUE POR EU TER 24 ANOS E SER CASADA NAO TINHA MAIS O DIREITO,MAS NAO FOI SE INFORMAR ONDE DEVIA,SE EU TENHO DIREITO A PENSAO EM CASO DE MORTE DELE PORQUE TAMBEM NAO TENHO DIREITO AO HOSPITAL???OUTRA COISA,ELE TEM UMA FILHA FORA DO CASAMENTO,POREM,REGISTRADA POR ELE,COMO FICA A SITUAÇAO DA PENSAO ENTRE EU,ELA E MINHA MAE,ELA AINDA E MENOR,ELA TEM DIREITO AO HOSPITAL POR SER MENOR?POIS EU TIVE ATE OS 24 ANOS.QUAIS SAO OS MEUS DIREITOS??me respondam por favor!

    ResponderExcluir
  22. CARA AMIGA, DEVIDO À PECULIARIDADE DO TEU CASO, PROCURE UM ADVOGADO ESPECIALIZADO OU A DEFENSORIA PÚBLICA. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  23. Sirvo em brasilia ao findar o ano obrigatorio posso pedir tranferencia para outro estado??

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, pergunto se um militar q tenha sido acusado de deserção, passado a disposição da justiça militar, sendo absolvido por unanimidade, pode ser indiciado disciplinarmente em sua OM pelo mesmo fator? e enquanto da situação de sob júdice e a disposição da justiça militar pode receber razão de defesa de seu comandante? Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, pergunto se um militar q tenha sido acusado de deserção, passado a disposição da justiça militar, sendo absolvido por unanimidade, pode ser indiciado disciplinarmente em sua OM pelo mesmo fator? e enquanto da situação de sob júdice e a disposição da justiça militar pode receber razão de defesa de seu comandante? Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  26. QUERIA SABER SE DEPOIS DE SOLDADO ENGAJADO QUAIS OS MOTIVOS QUE ELES PODER MEDAR BAIXA.O PODER MANDAR PRO MOTIVO NE UM.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Queria saber o seguinte, sou monitor do tiro de guerra da minha cidade, mas agora no ultimo mês de curso precisei passar por uma cirurgia na vesícula, levei toda documentação comprovando o fato e ainda mais um atestado de 30 dias, só que o cmt do tg agora está querendo me desligar por pontos perdidos que no caso são esses dias que faltei e estou faltando por motivos do processo Pré e Pós operatório, e aí posso recorrer à algo ???
    Grato por sua atenção, Aguardo a resposta!

    ResponderExcluir
  28. ATO ABSOLUTAMENTE ILEGAL E ABUSIVO DO COMANDANTE, INCLUSIVE DEVENDO REPOSPONDER POR EVENTUAIS DANOS CAUSADOS. DIREITO À LICENÇA MÉDICA É DIREITO SUBJETIVO. PROCURE A DEFENSORIA PÚBLICA E UM ADVOGADO.

    ResponderExcluir
  29. ola sou novato aki no blog,me alistei no exercito brasileiro e sou gamado para servir, sei de muitas historias que podem fazer qualquer pessoa desistir, mais queria saber quais providencias e maneiras corretas para estar dentro e permanecer servindo o meu posto se assim ficar,diante mão declaro que fiz todos exames e estou apto a servir.
    resposta para o email;andebichinande@hotmail.com
    ou me add no msn (cosmo_morcego@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  30. Olá eu sirvo no quartel general de salvador-ba e aconteceu de uns militares que estavam na vila militar serem pegos com mulheres de menores dentro da guarda so que de 4 so 2 estavam envolvidos com as garotas tinha um no quarto de hora e o cabo da guarda que autorizou a entrada das garotas eu gostaria de saber uq pode acontecer com eles principalmente com o militar que nao teve nada haver com a historia o do quarto de hora se eles podem responder processo por algo ou so simplismente serem expulsos do exercito deixa resposta aqui ou manda pra meu e-mail. fox_mudd@hotmail.com vlw abracos..

    ResponderExcluir
  31. Todos responderão Inquérito Militar de acordo com a responsabilidade de cada um, já que isso é crime "Art. 235. Praticar, ou permitir o militar que com ele se pratique ato libidinoso, homossexual ou não, em lugar sujeito a administração militar: Pena - detenção, de seis meses a um ano", além de processo disciplinar militar. quanto aos que não participaram se forem de menor patente poderão responder apenas ao processo disciplinar. abraços

    ResponderExcluir
  32. Mais o militar que estava no quarto de hora pode ser expulso do exercito ou continuara exercendo a função ele esta no periodo obrigatorio de 1 ano eu queria saber se ele respondendo inquérito militar o que pode acontecer com ele sendo que ele não teve nada haver com o fato se ele pode ser acusado de conivência com o fato sendo que ele estava subordinado ao cabo da guarda e o cabo da guarda que autorizou a entrada das garotas no local em depoimento todos confirmaram que ele não teve nada haver com o fato ocorrido e só estava cumprindo seu quarto de hora os envolvidos assumiram o que fizeram gostaria que você torace essa duvida obrigado ABRAÇOS..

    ResponderExcluir
  33. Ola gostaria de saber o que acontece com um recruta quando excluido do exercito o que acontece com a documentacao dele vlw,,

    ResponderExcluir
  34. Olá sou Cb do exército estou no meu 3º ano no Eb mas ano passado rompi um ligamento do joelho jogando futebol, e agora eles querem me mandar embora, falam que vão pagar meu tratamento, mas durante um tempo não vou poder trabalhar devido a cirurgia.Ai vai minha pergunta eles podem me licenciar mesmo estando inapto, ou melhor estou incapaz B1, podem ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você se acidentou em serviço? Houve sindicância? Foi lavrado o AO?
      O que você precisa ter em mente é o seguinte: o militar que for considerado incapaz temporariamente DEVE permanecer ADIDO/AGREGADO até alcançar total recuperação. Em suma: o licenciamento de militar incapaz é ilegal.
      Um abraço,
      Dra. Elen C. Campos
      elencampos@chbadvogadosmilitares.adv.br
      www.chbadvogadosmilitares.adv.br

      Excluir
    2. DESCULPA, elen, mas este não é mais o entendimento sobre o assunto. O que disse só cabe se for acidente em Serviço.

      Excluir
  35. Olá,
    Gostaria de saber se um militar que estiver respondendo a um IPM, pode pedir baixa( licenciamento do SAM).Desde já grato

    ResponderExcluir
  36. O "non bis in idem" é plausível para fundamentar uma solicitação de cancelamento de punição qualificada como "Pundonor militar"? Não obstante a impossibilidade do cancelamento desta punição ser prevista, por causa da punição não posso agregar medalhas as quais faço juz e que contam pontos, e estes são necessários para as promoções, portanto, ficando o punido a sofrer as consequências da mesma eternamente?

    ResponderExcluir
  37. sou soldado ep e sofri um acidente e foi dado incapais c e o exercito que me aposentar como sd eu tenho direito de subir posto ou nao éssa é minha duvida ???obrigado

    ResponderExcluir
  38. fui desligado do TG agora fim de maio, e estou com vaga assegurada para ano que vem, porém não estarei morando mais aqui na cidade em que resido (interior de MG ). Estarei morando em SP entre fim de dezembro e início de janeiro. Eu recebo a transferencia se caso eu for para uma cidade onde terra TG ou eu recebe a reservista se caso eu for para uma cidade onde nao tenha TG??
    Se alguem puder me orientar....fico agradecido

    ResponderExcluir
  39. alguem ta sabendo sobre o aumento de 8 porcento.vai ser dado mesmo esse aumento ou somente conversa.e se for verdade quando e se vai ter retroativo.

    ResponderExcluir
  40. boa noite queria saber, quando um sargento pede para sair do exercito ele tem o direito de voutar a atuar novamente?

    ResponderExcluir
  41. ola me acidentei em serviço em uma atividade de campanha e nesse acidente rompi um tendão e fraturei o quinto-metacarpo que proporcionou uma cirurgia que nessa cirurgia foi feito o religamento do tendão e colocarão uma chapinha e 5 parafusos no osso fraturado fiz parte de acidente mais ainda não foi feito sindicância e já me colocarão varias vezes de serviço inclusive fiz a poucos dias uma inspeção de medico perito e fui classificado incapaz b1 e me colocarao novamente de serviço eu queria saber o que eu faço no meu caso pq ainda ficao com uma perseguiçao falando que estou me escondendo atras disso estou com minha mao deformada fasendo algo que me foi ordenado entao queria saber qual ea melhor forma para eu lidar com isso obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para isso existe a justiça comum , procure um advogado

      Excluir
  42. O que me diz sobre o fato de vivermos em uma democracia, em um país livre, e todo homem com idade de 18 anos tem por OBRIGAÇÃO se alistar?
    onde se encaixa a democracia?

    ResponderExcluir
  43. Olá, me chamo Valdir e servi no exército o ano passado, até que eu quebrei o pé numa atividade de campo e não me deram o tratamento adequado e me mandaram embora mais cedo. Ficaram sequelas dessa fratura e tive que entrar na fila do SUS para conseguir a cirurgia, foi mais de um ano parado esperando a cirurgia, sem poder trabalhar. Ainda estou em processo de recuperação. Queria saber se posso pedir indenização e uma "pensão" pro resto da vida,já que fiquei incapacitado de trabalhar e daqui pra frente não vou poder fazer muito esforço. Detalhe que na inspeção antes de ingressar no quartel eu fui considerado apto mesmo tendo um problema de nascência por ter um pé bem menor que o outro. E foi justamente o pé menor que quebrou. Obrigado pela atenção e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  44. ola sou soldado ep e estou sendo a cusado de drogas mas eu nao uso e tenho como prova eles vao memanda em bora me e para a juda minha mulher esta gravida ajudem robertoleal533@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Eu tenho vontade de servi mas todo mundo fala que é muito ruim. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  46. Sou militar da Reserva remunerada e , quando milha fez 24 anos entrei com um Prossesso Admininstrativo para inclui-la no CAD-FUSEX, levei todas as documentações necessárias e apos bastante tempo recebi um Oficio do Comando dizendo que a mesma não poderia por incidir no Inciso I e no paragrafo 2º do Art 6º das IG 30-32, concomitante com o paragrafo 2º do Artigo 50 Estatuto dos Militares E-1 e de acordo copm o paragrafo 2º do Art 16 das IR 30-39. Informo-vos que ela é filha única e trabalhou, por uns 3 meses ganhando salario mínimo, mas esta sem trabalhar.Como fazer para entrar judicialmente contra essa decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, em seu caso específico, administrativamente será pouco provável o deferimento do seu pedido, procure um advogado especializado ou a defensoria pública. abraços

      Excluir
  47. ola sou mulher de um soldado que exerce sua funçao no exercito de manaus a 3 meses atraz ele sofreu um acidente dentro do quatel dele deis desse acidente ele vem sofrendo com muita dores no peito ele ja feis varios exame dentro do quatel mais o resultado dele nao aparece e ele ja teve ataqui de desmaio uns dias atraz ele desmaio no portao de casa e nois da familia dele levamois ele para um hospital mais proximo de casa no dia seguinte ele foi trabalha so que ele passou mal mandei ele fica em casa e ele ficou so que hoje eu descobri que ele foi punido e nao pode sai do quatel.no caso dele como eu posso fazer no caso dele ja que ele preciza ugentimente de um medico e de fazer nossos exame so que o exercito nao libera ele para fazer fora do quatel.por favor mim ajude nao quero peder ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao perdera ee
      pode fikar calma que dentro do qtel tem bons medicos e tbm ah convenios com hospitais
      pode ter certeza q ele estara sendo muito bem cuidado

      Excluir
  48. sou soldado do exército tenho direito de uma viatura buscá para tratamento qual a lei ?

    ResponderExcluir
  49. ola , sou soldado ev , queria saber se eles podem me obrigar a ir pra outra cidade se eu nao quiser ir , e pq sou casado e minha mulher ta gravida! mais so que falei que nao posso ir pq tenho que cuidadr dela 1 mais eles querem me mandar ir ! sera que posso faltar ?? oque pode acontecer comigo se eu nao for ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou soldado do exercito,fui pra um treinamento fora da cidade durante 8 dias,meu amigo falto e fiko punido por 12 dias...conclusao,cheguei do campo e ele tava no 3 dia de detençao,netao é melhor vc pensar mais de 2 veses antes de faltar ate mesmo no expediente...
      melhor coisa a faze é pegar pexada com o seu comandante de pelotao e com o sargenteante

      Excluir
  50. olar, me chamo leonardo, vou fazer 18 anos, quero servir o exercito brasileiro, e sou filho unico do meu sexo, tenho outras 3 irmã, não trabalho e não ajudo na renda da familia, posso servir o exercito brasileiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim vc pode
      sou filho unico e ja estou no 4 ano de exercito

      Excluir
  51. OLA QUERIA SABE SI É PERMITO A ENTRADA DE CELULARES DENTRO DO QUARTEL E SI POSSO FAZER LIGAÇÕES.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia! Sou 3S da Aeronáutica e hoje completam mais de dez dias que não compareci ao quartel. Porém, pretendo pedir baixa e ja tenho 2 anos e meio de serviço ativo. Minha pergunta é: Posso pedir desligamento antes de ser instaurado qualquer Processo Administrativo por conta da deserção?

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber a respeito de preferência de permanência como oficial da ativa R2. Qual deverá ser licenciado, o mais antigo ou o mais moderno? E-mail para contato (flausino.advogado@gmail.com). Obrigado.

    ResponderExcluir
  54. ola,queria sabe até quanto tempo depois da alteraçao eu posso ser lançado no exercito brasileiro?e se sim em qual lei esta escrito para eu poder estudar..
    atenciosamente
    Renato

    ResponderExcluir
  55. ola,sou soldado no exercito brasileiro e vc pode sim entra com material eletronico dentro do quartel ,mais ninguem fika responsavel se ele sumir,por isso é usado cadeado em todas as portas de armario e se vc perder algumacoisa e avisar a guarniçao d serviço havera revista de armario em todos da companhia...entao o melhor e cuida bemdo seu material

    ResponderExcluir
  56. Olá boa noite, gostaria de saber se um soldado pode está cancelando o serviço do fusex, já que o mesmo não consegue atendimento? Porque os responsáveis não liberam guias.
    Att

    ResponderExcluir
  57. Se eu tiver um empréstimo no FAM, e quiser dar baixa no EB(sou 3 sargento) tenho que primeiro quitar meu empréstimo, para depois pedir baixa? ou não tem nada haver isso?

    ResponderExcluir
  58. Olá tenho duas perguntas

    Exemplo fui expulso do eb por mal comportamento e tenho carteira assina gostaria de saber que consequências isso leva? E em um geral como isso me afeta como civil


    E também

    Existe alguma maneira "legal" de ser desligado do serviço obrigatório durante o ano?
    Sou filho único e refratário.

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  59. Oi gostaria de saber eu sou casado e tava servido o exercito eu era conscrito e soube que minha mulher estava gravida ela mora junto comigo levei no quartel os ultrasom delas e documentacao do forum da cidade porque ela e de menor e ainda nao pod casar eles nao quiseram me despensar eu por opsao tive que desertar por que moramos em outra cidade da onde me alistei mais agora como posso fazer pra ter minha reservista tenho que entra na justica

    ResponderExcluir
  60. QUERIA SABER SE PESO REPROVA. E SÉ REPROVAR QUAL É O LIMITE MAXIMO ACEITSVEL.

    ResponderExcluir
  61. ola, boa noite, eu quero servir ao exercito mas eu tenho um pouco de sobre peso, isso pode me reprovar no exames, e se reprovar qual o peso máximo aceito?

    ResponderExcluir
  62. Boa noite gostaria de uma informação, meu filho se alistou, se apresentou no dia marcado e chegando lá foi perguntado se queria ou não servir, ele disse que não e imediatamente foi carimbado no CAM dele Incapaz B1, gostaria de saber se isso o prejudica já que ele tem o desejo de ser oficial. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  63. Eu tenho uma pequena tatuagem no braço, eu poderia serve o exército???

    Responda por favor????

    ResponderExcluir
  64. ola... sou soldado ev, faltei ao embarque para outra cidade,
    depois de 2 meses que foi chegar a punição... fiquei sabendo que depois de 2 semanas eles não podem punir mais que esta escrito no risg... ééé verdade???

    ResponderExcluir
  65. Bom dia, gostaria de saber se o militar expulso tem direito a alguma coisa!

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde,gostaria de saber de quanto em quanto tempo sargentos fazem exames e se tiverem algum tipo de doença podem ser desligados!

    ResponderExcluir
  67. cometi um erro no exercito em maio e meu caso era de expulsão , fui expulso em agosto só, no caso minha reservista vai fica presa por 2 Anos , queria saber se posso recorrer pra tira minha reservista

    ResponderExcluir
  68. Quanto tempo fica preso quando vc vai se apresentar,1ou2 meses?

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, gostaria de saber se quem entrou no período de serviço obrigatório cursando a faculdade consegue a baixa ates do previsto??

    ResponderExcluir
  70. oi meu nome é Douglas tenho 17 anos, Fui preso uma vez em uma manifestação , e quero muito servir o exército, mas pelo fato deu ja ter sido preso isso prejudica eu a entrar para o exército brasileiro ?

    ResponderExcluir
  71. meu nome e Paulo vou fazer 17 anos em maio então com 17 ano já pode esta se alistando ?obrigado

    ResponderExcluir
  72. fui licenciado do exército depois de incorporado no ano obrigatorio por motivo de saúde mais já estou bem. posso fazer a EsSA?

    ResponderExcluir
  73. fui licenciado do exercito depois de incorporado no ano obrigatório por motivos de saude, mais já estou bem. Posso fazer a EsSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!
      até mesmo o edital da EsSA, frisa bem esse assunto:

      "o candidato não pode ter sido dispensado do serviço por motivos de saúde, mal comportamento [...]"

      Excluir
  74. Bom dia, meu nome é Arthur estou servindo meu ano obrigatória, aconteceu alguns problema fui preso, minha primeira alteração do ano vou ser expulso e ficar sem reservista se eu entra com recurso consigo sair com minha reservista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur vc só pode ser preso se:
      - abrir sindicância;
      - e por lei vc deve ter auxílio de um advogado oferecido pelo quartel;
      - seu cmt de Cia não pode te punir, etc.

      Se qualquer direito de defesa, como esses, for lhe tirado, sua prisão é ilegal,
      vc deve entrar com uma ação contra este ato.

      Excluir
  75. Ola sou SD e sofri um acidente de serviço vindo pro quartel acabei batendo em outra moto e fiquei incapaz b1ja venceu o prazo de 90 dias que e o tempo pra recuperação mais ainda não estou bem recuperado eles falaram que vou ficar "adido" e continuar o tratamento mais falaram tbm que não vou receber salario mais eu não posso trabalhar como faco pra resolver isso ?

    ResponderExcluir
  76. Meu noivo foi recrutado mesmo fazendo de tudo para não entrar, mesmo não passando no exame de vista (e é pq ele tem um grau muito alto) ele é o sustento aqui de casa. Tem como ele não servir ?

    ResponderExcluir
  77. Meu namorado foi chamado para servir. Ele é o sustento aqui de casa, moramos juntos porém não somos casados no papel. Tem alguma maneira dele ser dispensado? Ele começa agora dia 11 de fevereiro .

    ResponderExcluir
  78. tenho 19 anos , fui desertor e me apresentei no quartel voluntariamente , a menos de um mês estou agregado , estou cumprindo expediente normalmente , de lá pra cá nunca mais caguei o pau , o que acontecera comigo daqui pra frente? eu entrei no exercito porque seria o primeiro passo para entra na PM , mas aconteceu alguns problemas familiares com a morte do meu irmão e me ausentei do exercito , tive começo de depressão e não tinha animo pra voltar pro BEC e só faltava 15 dias pra minha baixa , lembrando que sou EV , estou sendo processado , mas não queria que esse processo não acabasse com os meus sonhos que é entra pra PM , o que vai ser agora e o que acontecera comigo ?

    ResponderExcluir
  79. boa tarde, queria saber uma duvida muito importante. Minha amiga é Subtenente da marinha em manaus, ela esta tentando dar baixa não consegue já enganaram ela 2 vezes, hoje o comandante levo ela no celeiro falo um monte pra ela e disse que não vai assinar papel para dar baixa, e que ela não ia sair tão cedo porque, ela é de fraga e não de praça.
    O sargento fica dando em cima dela não sei oque fazer para ela sair dela. Se alguém poder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  80. boa tarde, queria saber uma duvida muito importante. Minha amiga é Subtenente da marinha em manaus, ela esta tentando dar baixa não consegue já enganaram ela 2 vezes, hoje o comandante levo ela no celeiro falo um monte pra ela e disse que não vai assinar papel para dar baixa, e que ela não ia sair tão cedo porque, ela é de fraga e não de praça.
    O sargento fica dando em cima dela não sei oque fazer para ela sair dela. Se alguém poder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia servi em 2003 a 2004 tenho como voutar obrigado

    ResponderExcluir
  82. Bom dia servi em 2003 a 2004 tenho como voutar obrigado

    ResponderExcluir
  83. Olá boa noite,tenho uma grande Duvida..
    sou cabo engajado e sirvo a 5 anos ,não tenho interesse em continuar servindo .
    Gostaria de saber como faço pra ser licenciado dentro da lei ,seria só chegar e pedir 150 (como dizemos no dia-a-dia) ?
    ou existe algum meio ou lei que me proteja para sair caso seja a minha vontade ?

    ResponderExcluir
  84. Boa Noite servi no TG é ouvi falar que vai abri na região militar o curso para cb é sgt temporário queria saber se posso me escrever ?

    ResponderExcluir
  85. Olá, sou recruta e refratário e estou servindo forçadamente. Sou tenho curso superior e sou arrimo de família, estou com a sindicância aberta, porém, a próxima semana será a semana do campo. Pergunto. Se eu faltar toda a semana de campo, essas faltas podem atrapalhar na sindicancia?

    ResponderExcluir
  86. Olá, sou recruta e refratário e estou servindo forçadamente. Sou tenho curso superior e sou arrimo de família, estou com a sindicância aberta, porém, a próxima semana será a semana do campo. Pergunto. Se eu faltar toda a semana de campo, essas faltas podem atrapalhar na sindicancia?

    ResponderExcluir
  87. comesei a servir o tg da minha cidade com 18 anos parei no meio do ano por motivo de doença familiar agora estou com 27 anos casado tenho 1 filho de 3anos que depende de min para pagar contad e etc.. e precizo da reservista para um trabalho que arumei oque faso...

    ResponderExcluir
  88. Presciso tirar uma duvida, quando entrei no eb, entrei com eles sabendo que eu tinha problemas no juelho, e hj eu tenho um complicacao seria onde presciso fazer uma cirurgia do ligamento cruzado e tendao da patela e tenho uma tendinite muito forte,
    eles sabiam que eu tinha esse problema quando entrei, porem nao apresentei exames, e la dentro fizrem eu fazer uma ressonancia magnetica, e agr eles querem me dar baixa por isso
    eles nao podem fazer isso ne? devem me dar o tratamento, pois sabiam do risco que tinha, e com esses negocios de sentar e levantar,(algo que hj pela lei militar nao pode acontecer), algo que os asp. oficiais e cabos nos fazem pagar,porem, piorou mto minha situacao, queria tirar essa duvida se devem me dar apoio sobre isso, fui ao ortopedista encaminhado pelo FUSEX, e ele me deu 90 dias de repouso absoluto, ate mesmo para poder marcar a fisioterapia ate sair a guia da cirurgia, sou do 5 Batalhao Logistico de Cavalaria Blindada de curitiba, gostaria de esclarecer isso, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  89. Olá sou EV neste ano, fui pego contra vontade e no terceiro semestre de uma faculdade federal, não posso ficar no quartel pois em minha casa somos em 5, eu, minha avó, namorada, bisavó e minha irmã. Sendo que somente eu e minha avó sustentavamos a casa, agora com o salário de EV as coisas estão difíceis demais...
    Gostaria de saber se existe alguma maneira de eu ser desincorporado, abrindo sindicancia ou algo parecido, me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  90. "Boa noite eu vim p/ o Rio de Janeiro p/ trabalhar, mas eu conseguir 5 empregos mas não puder trabalhar pq eu não tinha a reservista, Mas eu ja mim alistei no Quartel, Só que vou ter que esperar 4 meses, Mas eu não tenho esse tempo todo aqui no Rio.! O que eu posso fazer me ajudem!
    "O que acontece se eu não coparecer?

    ResponderExcluir
  91. Eu faço parte de um TG, estou desempregado e minha noiva está esperando um bebê, como faço para ser dispensado, já que estar no TG prejudica a arrumar serviço na cidade onde moro ?

    ResponderExcluir
  92. Eu faço parte de um TG, estou desempregado e minha noiva está esperando um bebê, como faço para ser dispensado, já que estar no TG prejudica a arrumar serviço na cidade onde moro ?

    ResponderExcluir
  93. Eu me alistei e quero servi mas to na duvida se vou passa pois tenho a tíbia fraturada mas isso no me impossibilita de fazer nada,sera que isso já me reprova??

    ResponderExcluir
  94. Olá, quem puder me informar fico grato!!!
    Bom,sempre tive vontade de servir o Exército, mais tenho um problema de saúde( Hérnia inguinal). Mais me apresentei esse ano em janeiro, fiz os exames todos e cheguei a falar que tinha o problema de hérnia...fiz tudo etc...e nem imaginava que ia servir, e cheguei a passar!! Com três meses de incorporado eles viram o erro e me mandaram embora...muitos amigos falam pra eu ir na justiça! Quero saber se tenho chance e esse direito?

    ResponderExcluir
  95. Ñ sou militar e ainda ñ mim alistei ,tenho 1.60 de altura ,posso mim alistar ,mais vou fazer 21 anos

    ResponderExcluir
  96. Bom Dia!! sou Soldado do Exército, entrei na corporação a 7 meses pelo serviço obrigatório, a baixa esta prevista para Janeiro, existe alguma possibilidade da minha baixa ser dada antes do tempo?

    ResponderExcluir
  97. o sd ep com curso de formação de cabos pode receber no termino de tempo de serviço como cabo?

    ResponderExcluir
  98. Olá , eu fui convocado para servir o Tiro de Guerra , só que eu trabalhaca numa fazenda a 50km de distancia da cidade , só que dai eu pedi conta para poder servir o TG , só que tive problemas familiares , meu pai foi preso , e eu descombinei com minha mãe por causa da prisão do meu pai , sai de casa . Pouco tempo depois fazendo uns bicos , conseguir arrumar serviço em outra cidade e me mudei pra cá , só que aqui não tem o TG . já moro aqui fazem 14 meses , como que faço para regularizar minha situação ?

    ResponderExcluir